O que revisar antes de pegar a estrada?
Os motoristas que viajam de carro com suas famílias nesta temporada de férias devem fazer algumas modificações no projeto antes de iniciar a viagem. Emerson Pereira, engenheiro mecânico e gerente de pós-venda das concessionárias Volkswagen e Nissan Cabell no Japão, disse: “Quando as férias voltarem, uma inspeção veicular também é essencial para reparar o veículo, evitar peças desgastadas e até evitar problemas futuros e gastos desnecessários. E é por isso que vamos dar uma ideia do o que revisar antes de pegar a estrada
” As rodovias brasileiras foram afetadas por fortes chuvas recentemente, especialmente no estado de Minas Gerais, tornando ainda mais necessária a revisão dos carros para avaliar os danos. Os principais itens a serem focados incluem pneus, alinhamento, balanceamento, trocas de freio e refrigerante, suspensão, filtros de ar e cabine.
Alinhamento
Segundo Emerson Pereira, tomando como exemplo um SUV, se ele caísse em um buraco de 20 cm na estrada aos 30km/h, sofreria um choque de cerca de 3 toneladas a. Além dessa velocidade, o impacto será maior. “Esse impacto pode danificar os pneus e muito provavelmente afetar o posicionamento e o equilíbrio do carro”, comentou.
Suspensão
O sistema de suspensão de um veículo é composto por vários elementos flexíveis, sendo os principais e mais conhecidos amortecedores, molas, bandejas e barras estabilizadoras. Esses elementos trabalham em conjunto para melhorar o conforto dos passageiros e proporcionar estabilidade e segurança ao veículo. O especialista explicou que se o veículo perder o alinhamento, o carro puxa para um lado, geralmente o lado que cai em um buraco e consome cada vez mais o pneu.
Fluidos
Depois de uma longa e cansativa viagem ao sol de verão, também é hora de avaliar se o refrigerante e o ar precisam ser trocados. Este carro tem um motor de combustão interna. Este motor precisa de refrigeração. O sistema de refrigeração de um carro tem a função de refrigerar o motor.
Segundo o engenheiro mecânico Carbel, a maioria dos veículos possui um sistema de refrigeração líquida chamado Long Live, que possui um refrigerante de longa duração. Porém, com o calor do verão, o radiador esquenta, aquecendo a água, e quando isso acontece, o tanque de expansão se expande. A dica pro é nunca colocar água para resfriar esse motor. “As pessoas pensam erroneamente que eu preciso de água para fazer esse trabalho.
A água contém muitos minerais, incluindo minério de ferro. O mais recomendado é o refrigerante OEM do carro.