Impacto da guerra no setor automotivo
À medida que a Rússia avança em solo ucraniano e as sanções econômicas ao país se aceleram, a indústria automobilística é um dos alvos prioritários da invasão. Nesse caso, as exportações e importações são bloqueadas, e a indústria automotiva recebe três previsões para o futuro do governo de Moscou, todas, é claro, sombrias, incluindo até falência e dependência absoluta da China.
O vice-primeiro-ministro russo Andrei Belousov delineou três cenários para a indústria automobilística russa, cuja produção caiu para 45% da produção normal. Em todos os casos, toda a indústria russa teria de recorrer inteiramente à China e/ou à Índia para importar componentes.
Mesmo assim, montadoras localizadas em países onde ainda podem fazer negócios na Rússia podem bloquear seus fornecedores de peças, impedindo o embarque de mercadorias.
Com certeza, o mercado de carros novos da Rússia ficará estagnado nos próximos meses, com os preços dos carros usados bem acima dos níveis venezuelanos.
Como pode afetar o mercado brasileiro
Executivos brasileiros, incluindo a indústria automotiva, estão acompanhando de perto o desenvolvimento do conflito.
As previsões de aumento da inflação e dos custos logísticos, aliadas à crise de semicondutores desencadeada pela pandemia, tornam o trabalho das montadoras nacionais e estrangeiras mais desafiador.
Com a eclosão da guerra na Europa, como centro de transporte e entrega de grandes volumes de mercadorias, a logística global sofreu atrasos e custos adicionais. “Seja do ponto de vista da inflação, ou do ponto de vista da correção de curso, ou até mesmo eliminando um pouco disso.
Espera-se uma maior complexidade em geral, incluindo algumas dificuldades adicionais no fornecimento de componentes. A América do Sul dificilmente é afetada por remessas de materiais de países em conflito.
Mas o cenário pode mudar caso o conflito se estenda, pelo fato de a América do Sul estar muito distante os impactos são controláveis, mas à medida que a guerra o se prolongue devemos nos preparar.
Gostou dessa noticia? Quer saber outras curiosidades que acontecem no mundo automotivo?