Diagnostico e substituição de Junta Homocinética
Elementos fundamentais para o correto funcionamento dos sistemas de tração e direção dos veículos, as juntas homocinéticas costumam ser lembradas somente no momento em que apresentam defeito. E isso pode se manifestar, principalmente, na forma de estalos ao conduzir ou esterçar o veículo.
Para evitar o desgaste excessivo da peça, é recomendada a inspeção periódica do estado das coifas. “Caso as coifas estejam danificadas, haverá contaminação do componente, acentuando o desgaste nas juntas homocinéticas. Foi essa a causa dos estalos neste veículo”, explica Nunes. De acordo com a SKF, entre os principais problemas que podem danificar as juntas homocinéticas são a falha de lubrificação, a alteração do conjunto roda e pneus (off- -set de roda ou alteração de aro) e a condução de forma “severa”, que provoque o aumento de forças em condições extremas. Para aumentar a durabilidade dos componentes, os fabricantes têm investido na evolução dos processos de desenvolvimento. “Mesmo com motores cada vez menores, a entrega de torque e potência dos carros atuais é maior.
Por isso, os materiais das juntas homocinéticas evoluíram nos últimos anos, desde a pureza do aço até o tratamento térmico, a fim de elevar a vida útil das peças.
Diagnostico e desmontagem
1. Para iniciar o diagnóstico, é essencial fazer uma avaliação geral da suspensão como um todo. Procure por folgas nos componentes e por possíveis itens danificados. No semieixo em si, a maneira mais adequada de fazer a verificação é segurar pelas homocinéticas e fazer os movimentos axial (para frente e para trás) e radial (torção). “Se nesse movimento existir uma folga excessiva, é um indício de que o componente precisa ser substituído. É nessa existência da folga que surge o ruído.
2. Além das folgas, é importante checar o estado geral das coifas, tanto do lado do câmbio, como do lado da roda. Neste carro, como há rasgos, é imprescindível que as coifas sejam substituídas.
3. Para iniciar a remoção do semieixo, solte a porca central da homocinética com um soquete de 28 mm.
4. Em seguida, solte o terminal com o auxílio de uma ferramenta especial (extrator de terminal) para não danificar a manga de eixo.
5. Utilize uma chave 17 mm para remover a porca do terminal de direção.
6. Ao retirar o terminal de direção, verificou-se que a coifa do terminal estava danificada. Neste caso, o terminal também deve ser substituído.
7. Para soltar o parafuso de fixação do pivô da manga de eixo, utilize as chaves estriadas 14 mm e 17 mm.
8. Utilize uma espátula metálica apoiada no quadro de suspensão para fazer o movimento de alavanca e afastar o pivô da manga de eixo.
9. Afaste a extremidade do semieixo do lado roda. 4 5 6 7 8 9
10. Ao remover o semieixo do câmbio ocorre vazamento de óleo. Por isso, posicione o coletor de óleo abaixo do semieixo. Faça o movimento de alavanca para a remoção do semieixo, atentando-se ao correto alinhamento que facilitará a remoção.
11. Remova o semieixo do veículo.
12. Com o semieixo fixado à morsa, retire a abraçadeira do sino da junta homocinética fixa com o auxílio de uma chave de fenda e um alicate para soltar a trava.
13. Faça o mesmo procedimento com a abraçadeira da coifa do lado do semieixo.
14. Solte e desloque a coifa para baixo.
15. Com um pano, remova o excesso de graxa.
16. Localize a trava externa da junta homocinética.
17. Com o auxílio de um alicate, solte a trava da junta homocinética.
18. Retire a junta homocinética e a coifa antiga.
19. Limpe o semieixo e faça uma verificação do estado das estrias e do canal da trava da homocinética.
Montagem
O procedimento de montagem do semieixo no veículo segue o inverso da desmontagem, desde que observados os seguintes pontos:
1) Lubrifique a extremidade da homocinética do lado câmbio com o óleo recomendado pelo fabricante do veículo e observe o correto alinhamento do eixo para montagem.
2) O torque de aperto do terminal de direção é de 44 Nm.
3) O torque de aperto da porca de fixação do pivô é de 31,5 Nm.
4) Para aplicar o torque final da porca central da homocinética, reinstale a roda e abaixe o veículo totalmente. Com as quatro rodas apoiadas no solo, aplique o torque da porca autotravante do cubo de roda com 60 Nm + torque angular de 70°.
5) Eleve o veículo novamente para a instalação da calota. Observe sempre a posição correta de montagem para deixar aparente a válvula de calibragem do pneu.
6) Com o veículo no solo novamente, aplique o torque indicado (110 Nm) para os parafusos das rodas. Como neste caso foi realizada a troca do terminal de direção, é
importante realizar o alinhamento antes da entrega do veículo ao cliente.
Fonte: Revista “O MECÂNICO” edição Novembro 2021.
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